O Governo iniciou hoje os trabalhos para a elaboração da estratégia nacional de segurança alimentar e respetivo plano de ação, estando prevista a apresentação do primeiro documento em junho, disse à Lusa o ministro da Agricultura.

Em causa está a primeira reunião do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSANP), criado através de uma resolução do Conselho de Ministros.

“Esta foi a primeira reunião desta comissão que foi recentemente criada e que tem como principal objetivo elaborar a estratégia nacional de segurança alimentar e, posteriormente, o plano de ação correspondente”, disse, em declarações à Lusa, Capoulas Santos.

A estratégia terá sempre que ter com conta dois conceitos de segurança — o de higiene e qualidade ambiental -, bem como a garantia de alimentos disponíveis para as pessoas, conforme explicou o ministro.

De acordo com o governante, foi hoje formado um grupo de trabalho composto por cerca de sete pessoas, que vão, até 15 de junho, “apresentar um primeiro documento que será posto à discussão do plenário do conselho e que irá ser, depois de aprovado, levado a uma discussão publica”.

Posteriormente, este documento será aprovado “de forma definitiva e convertido num plano de ações concretas”.

Este grupo irá também discutir “a abordagem e temporalidade da estratégia”, que nunca será inferior a cinco anos.

Capoulas Santos indicou que estão representados no CONSANP os ministérios dos Negócios Estrangeiros, Finanças, Administração Interna, Ciência, Educação, Trabalho, Saúde, Economia, Ambiente e Mar, além do Ministério da Agricultura, que preside à estrutura.

“Podem ainda participar neste conselho, a convite do Ministério da Agricultura, várias organizações da fileira da produção, organizações de agricultores, indústria alimentar, distribuição, ordens dos médicos veterinários, dos médicos, nutricionistas, e outras organizações da sociedade civil, como a defesa do consumidor e a indústria alimentar”, acrescentou.

Para o ministro da Agricultura, o objetivo passa ainda por “constituir um grande fórum onde possam ser discutidas as questões da atualidade sobre esta matéria”.