No início de setembro, as culturas de cereais de inverno na União Europeia (UE) estavam praticamente terminadas e em geral, em boas condições.

Esta campanha, em comparação com a anterior, caracteriza-se porque o inverno foi mais cedo, em especial na Europa central e oriental, e a maior afluência e geadas.

A chegada das baixas temperaturas não provocaram nenhum incidente importante até o momento, apesar de permitir esperar por uma menor pressão parasitária na próxima primavera.

A consultora Strategie Grains realizou a sua primeira estimativa de colheita, apesar de ainda muito precoces tendo em conta a influência da evolução da meteorologia.

A estimativa de superfície da UE de trigo branco aponta para os mesmos valores da campanha passada, de 24,2 milhões de hectares (ha).

A cevada é revista ligeiramente para baixo, em 0,1 milhões de ha, para 12,3 milhões de ha, quase estável em relação à campanha passada.

Para o milho, a superfície prevista também mostra estabilidade face ao baixo nível das 8,75 milhões de ha das culturas anteriores.

Tendo como base estes valores e os rendimentos tendenciais, a Strategie Grains estima que para a campanha de comercialização 2017/2019 a produção total de cereais na UE dos 28 (UE-28) ultrapasse 306, 6 milhões de toneladas, face aos 296,6 milhões em 2016.

Fonte: Agronegócios